Tutorial de como jogar o jogo do tigre

**1. Objetivo do jogo**

| **Objetivo** | **Descrição** |

|—|—|

| Ser o último jogador com fichas | O jogo termina quando todos os outros jogadores ficam sem fichas. |

**2. Equipamento**

| **Item** | **Descrição** |

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| Baralho de cartas | Um baralho padrão de 52 cartas. |

| Fichas | Um número suficiente de fichas para todos os jogadores. |

**3. Preparação**

| **Passo** | **Descrição** |

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| Embaralhar o baralho e distribuir 5 cartas para cada jogador. |

| Colocar o baralho restante no centro da mesa como monte de compra. |

| Virar a carta do topo do monte de compra para formar o monte de descarte. |

**4. Jogabilidade**

| **Passo** | **Descrição** |

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| O jogador à esquerda do carteador começa o jogo. |

| No seu turno, o jogador deve jogar uma carta que corresponda ao naipe ou número da carta do topo do monte de descarte. |

| Se o jogador não conseguir jogar uma carta, ele deve comprar uma carta do monte de compra. |

| Se a carta comprada corresponder ao naipe ou número da carta do topo do monte de descarte, o jogador pode jogá-la. |

| Se a carta comprada não corresponder, o jogador passa seu turno. |

| O jogo continua até que um jogador fique sem cartas. |

**5. Jogar um Tigre**

| **Passo** | **Descrição** |

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| Se um jogador tiver um Ás de Espadas, ele pode jogá-lo a qualquer momento como um “Tigre”. |

| Quando um Tigre é jogado, todos os jogadores devem passar suas cartas para o jogador à sua direita. |

| O jogador que jogou o Tigre continua seu turno normalmente. |

**6. Jogar um Valete**

| **Passo** | **Descrição** |

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| Se um jogador tiver um Valete, ele pode usá-lo para mudar o naipe do jogo. |

| Quando um Valete é jogado, o jogador que o jogou anuncia o novo naipe. |

| O jogo continua normalmente, mas agora o novo naipe é o que determina as cartas que podem ser jogadas. |

**7. Jogar uma Dama**

| **Passo** | **Descrição** |

|—|—|

| Se um jogador tiver uma Dama, ele pode usá-la para pular o próximo jogador. |

| Quando uma Dama é jogada, o jogador que a jogou anuncia “Dama” e o próximo jogador passa seu turno. |

**8. Jogar um Rei**

| **Passo** | **Descrição** |

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| Se um jogador tiver um Rei, ele pode usá-lo para inverter a direção do jogo. |

| Quando um Rei é jogado, o jogador que o jogou anuncia “Rei” e o jogo inverte a direção. |

**9. Jogar um Dois**

| **Passo** | **Descrição** |

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| Se um jogador tiver um Dois, ele pode usá-lo para fazer o próximo jogador comprar duas cartas. |

| Quando um Dois é jogado, o jogador que o jogou anuncia “Dois” e o próximo jogador compra duas cartas do monte de compra. |

**10. Final do jogo**

| **Passo** | **Descrição** |

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| O jogo termina quando um jogador fica sem cartas. |

| O jogador que ficou sem cartas vence o jogo. |

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